Resiliências


Resiliência
 ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade   de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material – como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma o
riginal dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto. (Wikipedia)

No caso da psicologia, resiliência trata da capacidade de “sustentar sem quebrar” em situações de tensão. Tomo emprestado o conceito, pra divagar sobre relações. Ontem, em mesa de amigos, vinho ajudando, falávamos disso: de como relações longas têm ciclos, que comportam encontros, desencontros, separações até – para novos encontros, novos apaixonamentos. Ciclos que passam por lugares e sentimentos já conhecidos, de novas formas. Novas e quem sabe lindas formas. Melodias. Cadências. Enredos. Batuques. Encantamentos. 

Resiliência: uma qualidade taurina. Signo de terra, fixo. Básico. Que sustenta. Que mantém.  Por isso, signo de Vênus. Vênus, abençoando amores. Acolhendo. Dando colo. Confortanto. Afastando-se. Calando quando necessário. E murmurando, só pra deixar claro: “estou aqui.”

Lembro-me de um vendaval em que, no meio do mar revolto, alguém me estendeu um galho, na forma de livro com dedicatória: ” E eu estou aqui. Com você.” 

Ufa. Expiração. Suspiro de alívio. Estar aqui: qualidade do resiliente. Que não quebra sob tensão. Que verga. Forte porque flexível. Curvando-se para, passado o vento grande, retomar a posição inicial. Chove lá fora. ” E eu estou aqui. Com você”.

“Com você”. Andando. Fazendo caminho: nada para, nada é estático. Nada é permanente, e para estar há que se andar. “É preciso estar atento e forte/ não temos medo de temer a morte.”

Companheiro: o que compartilha. Se só tem um pedaço, que o dividamos em dois. Nosso. Juntos. Caminhando. Se só tem um par de sapatos, que o usemos alternadamente. Dividindo as bolhas. As dores. As feridas.

Momentos de silêncio. Momentos de separação. De solidão. Momentos. Há que se respirar também. Cada um do seu lado. Cada um pra seu lado. Silêncio. Quietude. Vazio. Ausência.

“E eu estou aqui, com você”. Como uma corda estendida. Como uma ponte inventada. Como uma porta aberta, onde se vê o outro lado: a cadeira de balanço. O tricô. O livro aberto. A luminária. E os olhos se fecham, confiantes. Tranquilos. “Com você”.

É uma dança, um movimento: aproxima, afasta. Vem, vai. Pra perto, pra longe. Dançando. Encontrando, puxando pra junto, afastando. Girando, rodopiando. Balançando sem cessar.

“Vai e vem/ tudo o que o mundo tem/ só o que não se cansa é a gente se querer bem”.

Um texto como um cobertor, como um travesseiro. Como um aconchego, um acalanto. Uma voz que murmura, que embala, que leva. O caminho do sonho, o caminho da vida. Caminhos. Traçados, construídos, imaginados, desejados. Abandonados, esquecidos, queimados. E retomados, abrindo portas, fazendo pontes, lançando amarras.

Resiliências.

Fixo. Terra. Touro.

E eu. Estou. Aqui. Com. Você.

 

 

Sobre Renata Lins

Forasteira. Gosto dessa, com seus subtons de filme de caubói. Forasteira, olhando sempre pro mundo de viés. Tímida e espalhafatosa, apesar de não ser o Caetano. Mulher - e cada vez mais.
Esse post foi publicado em biscatagi séria, uma biscate quer e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Resiliências

  1. mayroses disse:

    Os maiores amores da minha vida foram/são taurinos…acho que como boa geminiana que vive no ar..rs…isso faz toda a diferença p/ conseguir ter um tanto de resiliência. Belo texto, Rê!

  2. Estar com. Estar para. Permanecer no que importa. Lindo texto ao nos lembrar o aconchego que há em poder segurar a mão e contar. Com.

  3. suzana Dornelles disse:

    Resistiré !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s