Suelen, uma biscate exemplo de liberdade

Ahh as biscates das novelas… quase sempre são um grande sucesso. Uma das minhas favoritas recentes é a Camila Pitanga com muita catiguria fazendo a Bebel  em Paraíso Tropical de 2007, que além de biscate era prostituta, uma prostituta meio romantizada, estilo Julia Roberts, mas que conquistou o Brasil e o Wagner Moura na novela, redimindo vilão de suas vilanias.

O grande sucesso entre as biscates das novelas atuais é a maravilhosa Suellen de Avenida Brasil que par nosso orgulho biscateiro agora vive um amor a três. Casada por Roni, que ama Leandro quer por sua vez ama Suellen os três resolveram morar juntos, para escândalo geral do bairro do Divino e ciúme dos outros jogadores do time todo com quem a gata já saiu.

Isis Valverde está ótima no papel, mas em recente aparição no programa da Fátima Bernardes que teve a honra de contar com a participação da nossa maravilhosa diva Luciana num debate sobre biscates e periguetes. Isis deixou claro que não tem nada em comum com a personagem.

O que acho de mais interessante em Suelen é exatamente o que o senso comum condena: ela sabe que é sexy, poderosa e usa e abusa disso em seu favor. O senso comum aprova que mulheres possam usar em seu favor doçura, meiguice, lágrimas, chantagem emocional e até beleza, mas nunca o sexo. Sexo é um tabu tão grande que é condenado só por ser isso- sexo. Não entendo porquê, já que sexo é tão bom, tão gostoso, delicioso tanto quanto brigadeiro de colher. Poucos não apreciam, possivelmente somente os celibatários não gostam de sexo. Ainda assim as pessoas adoram condenar o gosto pelo sexo, principalmente nas mulheres desinibidas. Desinibidas. Nós, as biscates e periguetes.

Suellen usa o sexo para cavar o seu lugar ao sol. Acho justo, não vejo nada de errado nisso. Ela usa seu poder. O corpo é dela, o sexo é dela, ela faz como e quando quiser. E leia Suellen aqui como toda mulher que faz o que quiser na cama como, com quem e quando quiser. Suelen poderia ser libertária para o imaginário feminino. Mas ainda assim é perseguida, sua personagem só dá certo porque descamba para o homem. Uma biscate como personagem séria que levantasse a bandeira do sexo livre dificilmente seria querida pelo público como Suellen é. Ainda mais vivendo uma gostosa relação a três ( não vou entra aqui na questão da personagem estar aí para redimir Roni da homossexualidade, o que acho, obviamente, besta).

Mas ainda assim vou defender a biscatagem de Suelen, suas roupas, sua barriga de fora, sua gostosura, seu sexo saindo pelos poros, sua segurança a toda prova de que pode tudo porque seria bom que todas as mulheres sempre se vissem como ela. Poderosas. Sendo uma Isis Valverde ou não, porque gostosura está em se sentir gostosa e usar e abusar dela, dá sim, poder na vida. Poder de ser o que quiser. Suelen é um exemplo de biscate, um exemplo da liberdade feminina de ser o que quiser, muito mais do que libertinagem. Beijo Suellen, te aguardo no final da novela registrando uma união a três.

Sobre Iara Ávila

Feminista. Falo e escrevo em baleiês. Profissão: comentarista de tv. Mato barata voadora.
Esse post foi publicado em Biscatagi na Tv, memória biscate, uma biscate quer e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Suelen, uma biscate exemplo de liberdade

  1. Bete, você afirma que não entende porque as mulheres podem usar diversos atributos, como a meiguice, lágrimas, chantagem emocional a seu favor, mas quando usam o sexo o bicho pega. Não é o foco do texto, mas penso que merece um adendo. A construção e afirmação da masculinidade, do patriarcado, da fraternidade se dá através do acesso (relacionamento, casamento, prostituição, seja lá qual for) do corpo de uma/s mulher. Isso ajuda a esclarecer duas coisas, uma o rebuliço que causam mulheres sexualmente livres, elas ameaçam essa masculinidade padrão. Outra é a negatividade em relação ao homossexualismo masculino e aos transexuais de sexo masculino, já que eles abrem mão dessa masculinidade “por vontade própria”. Posto isso, fica mais claro perceber o qual revolucionário são mulheres que reivindicam e agem com liberdade sexual. Elas ameaçam o patriarcado, o machismo, diretamente. Agora, sobre a Suelen, também não vejo a novela, até via antes, mas essas novelas são tão mais do mesmo que tá mais divertido pintar meu caderno de mandalas de bolso, mas voltando, ela é subversiva nesse aspecto da posse da sua sexualidade, mas ao mesmo tempo também é a afirmação de uma feminilidade com a qual eu não me identifico (roupas, ações, escolhas) e que é um tanto convergente com o padrão insistentemente sugerido a nós. Então ao msm tempo que acho ela massa, não faço ode a ela, na minha opinião ela não merece tanto.

    • bete davis disse:

      obrigada pelo comentário. é claro que entendo que o rebuliço pelo uso do sexo e do corpo como auto-afirmação são ameaça a aspectos da sociedade patriarcal, desculpe se não deixei isso claro no texto. no entanto acho ainda assim isso uma delícia de se ver num veículo popular de comunicação e entretenimento – a novela. e acho válido que mulheres, gays, trans, homens, quem quiser, use seus atributos físicos ou mentais para atingir seus objetivos. Nesse sentido adoro sim a personagem da Suelen, acho-a libertária. E gosto ainda mais da Suelen exatamente porque ela está sempre ameaçando com sua sexualidade explícita o machismo dominante. E sou uma feminista que acha que cada mulher pode se vestir da foram como quiser, usar ou não batom, pintar ou não as unhas, depilar ou não, usar ou não adorno ditos femininos, entendendo exatamente o que eles significam. Escolho a liberdade de cada uma ser o que é, sempre, ser como quiser, como se sente bem. E também exatamente por isso gosto muito da personagem. E bem, está escrito no meu perfil, sou noveleira, cresci assistindo novelas e continuo adorando assisti-las o que não significa que não goste de outras coisa também e esa novela, em particular, estou adorando, acho divertida. Bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s