Delícias para o desfrute, em companhias desfrutáveis

Por Carla Barreneche*

Já que as receitas são para deleitar as meninas e pessoas que frequentam o blog das biscates, nada melhor que brincar com os significados pejorativos dados às palavras bonitas do nosso idioma. Desfrute: Ato de desfrutar, aproveitar com prazer, no significado bom claro, e de longe o melhor dos significados para esta palavra sonora. Bom, vamos ao que interessa, a Niara perguntou se escreveria sobre minhas guloseimas preferidas e aqui está.

Maçãs assadas

Um sonho de doce que não é doce ao extremo e pode ser comido morno ou frio, que apetece em tardes quentes ou chuvosas em noites de felicidade e depressão também, bem melhor que sorvete, porque não engorda tanto, é simples, fácil e rápido, pode ser feito até no microondas.

Pegue as maçãs que prentede comer, lave bem com sabão, você vai comer a casca depois, retire uma tampa pequena e depois com uma colher pequenha tire as sementes, no buraco que se forma coloque açúcar ou adoçante pra forno se for diabético ou estiver de regime ou ainda deixe sem nada, coloque no microondas por três minutos e teste com um garfo, dependendo da potência pode levar mais tempo e da quantidade de maçãs que estiver no prato, vá testando, faço sempre duas de cada vez. No forno convencional ficam melhores, mas demora um pouquinho mais, faça a mesma preparação e deixe no forno médio 180 a 200 graus até as maçãs ficarem bem cozidas, às vezes a calda formada pelo açúcar sai pelo rompimento da casca, não se preocupe, é normal, depois de fria vira uma geleia e você pode comer junto com a polpa.

A quem goste de colocar canela e açúcar polvilhados por cima. A maçã assada sem açúcar pode acompanhar muitas coisas, invente! 🙂

Essa e muitas outras comidas que atribuo ao espírito de bruxas que vagueiam em nós mulheres serve muito bem para criar elos com pessoas que amamos como filhos, afilhados, sobrinhos… Crianças de nossas vidas. Cozinhar com os pequenos, contar estórias, lendas do lugar, ensinar a preparação e a importância do alimento saudável e ainda estreitar laços de confiança e carinho não tem preço.

A cozinha sempre foi e será o melhor lugar da casa, hehehe, não sejam mal pensadas como diz meu amor 🙂 tá, o quarto é o parque de diversões dos adultos, mas a cozinha é um baita de um começo de noite ou tarde, cozinhar com o amor também é algo único, aproveitem as pessoas, desfrutem, adoro essa palavra. 🙂

Voltamos as receitas…

Bolinhos de chuva

Comida mágica. Quem não gosta? Lembra infância, carinho, chuva, tardes de ócio, livros antigos, cheiros diferentes…é mágica com certeza. Bom, comigo nada funciona assim muito certinho e não seria diferente com minhas receitas… rsrsrs…

Os ingredientes: 1 kg de farinha — pode ser farinha comum, peneirada duas vezes e acrescida de 2 colheres de sopa bem cheias de fermento químico bem misturado na farinha ou ainda pode se usar as que vem com fermento; 2 ovos (mexo eles em separado, misturo pra não ficar aqueles pedacinhos…sabe?) antes de colocar na farinha; 2 xicaras de açúcar, se gosta mais doce mais meia, eu prefiro menos doce, porque tomo café com leite de acompanhamento; leite até dar ponto…pronto eu sei..complicado isso de ponto..mas é assim..aventure-se, gosto do ponto mais mole que ficam os fiapinhos quando se pinga no azeite a massa, ela solta pernas pra todos os lados :D…mas pode deixar mais firme tipo que fique grudenta mas caia da colher…ai saem bolinhas lindinhas.

Bom, e o ingrediente principal, antes de terminar o ponto com o leite acrescente cachaça…eu uso mais de meio copo americano, se tiver cachaça saborizada, aquelas que a gente põe laranjinhas do japão e deixa em conserva sabe?…fica com gostinho de laranja suave o bolinho…dá pra usar vodka, wisky também, mas prefiro com cachaça. O álcool evapora na fritura e não deixa encharcar o bolinho, por isso é indispensável… Não fica álcool assim que dá pra usar bafometro depois de comer.

Óleo bem quente para fritar. Coloca um palito de fósforo, quando ascende tá pronto pra ir colocando as colheradas de massa, eu baixo o fogo em seguida que coloco a primeira fritada porque senão queima e não cozinha por dentro. Vai virando eles, alguns são mimosos e se viram sozinhos outros a gente tem que dar uma mão. Sabe como é, sempre tem os rebeldes… Deixa um prato grande forrado com papel toalha, porque sai muito bolinho… Eu coloco açúcar misturado com canela para polvilhar assim que tiro da frigideira. Aliás, use uma grande e alta pra não saltar ou se queimar… É trabalho de risco, óleo quente é atividade perigosa, modos na frente do fogão e as crianças devem estar longe.

Como é algo que se faz somente em dias de chuva — encantamentos são assim 🙂 –, leve seus filhos, amores e etc pra cozinha, coloque aventais, junte todos ao redor da mesa e divirta-se. Ninguém nota a chuva nostálgica lá fora e a felicidade fica dentro de casa. Beijos e aproveitem! 🙂

.

* Carla Barreneche é uma gaúcha de Uruguaiana, metade bruxa metade advogada, mãe de dois guris que lhe fazem muito feliz, gremista, divertida, namoradeira e que sempre diz sim pra vida — não importa a pergunta. Você pode acompanhá-la na sua página no Facebook.

Sobre biscatesocialclub

"se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim..."
Esse post foi publicado em receita biscate e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Delícias para o desfrute, em companhias desfrutáveis

  1. Tasha disse:

    Exagero dizer que maçã é melhor que sorvete, né?

    • maçã assada é sim e em calda então…é que tem que pensar que maçã não tem nem um décimo de açúcar do sorvete normal e nenhuma gordura, só por isso seria melhor 🙂

  2. maçã é muito melhor que sorvete !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s