Cabelo de Biscate

Esse é o meu primeiro post como autora oficial do blog. Ser oficializada biscate é um orgulho pra mulheres como eu! Vou falar sobre cabelos, ser biscate é assumir seu próprio cabelo, sem medo de preconceito. Seja ele ao natural, alisado, colorido ou com permanente. Assumir-se é ir muito além de escolher um cabelo “tendência”, é escolher um cabelo original. Mudanças na aparência de mulheres como nós, biscates, sempre são feitas por vontade própria, não para agradar o Status Quo.

Assumir cabelos pode ser difícil, quando eu era nova, eu sofri muito por assumir meus cabelos cacheados. Vejo muitas mulheres mudando seu cabelo por gosto próprio e saindo do clichês de cabelos comuns, devemos assumir nossos cabelos de biscate e sair por aí felizes da vida. E assumir não é apenas manter um estilo, é se sentir livre pra mudar sempre que quiser. Já tive cabelos de várias cores diferentes, parei por muito tempo de cabelos vermelhos, já cortei cabelos curtos, já tive cabelo comprido, já fiz dreads nos cabelos.

Ser biscate é ter coragem, por isso escolhi umas biscates do mundo musical pra exemplificar o que é ter o cabelo que se deseja, sem se preocupar com o Status Quo, e também pra dar coragem a você, amiga biscate, que deseja mudar seus cabelos e tem medo da reação das outras pessoas.

  – Madonna

Ela é uma camaleoa da música POP, e isso se reflete em tudo, inclusive em seu cabelo. Já foi loira, ruiva e morena, já teve cabelos de todos os tamanhos. Mas eu gosto muito do cabelo dela no vídeo Rain. Um preto bem curtinho, todo desfiado.

  – Alanis Morissette

Sempre usou o cabelão comprido. Em um determinado momento, cortou o cabelo curtinho, foi no vídeo da música Everything que ela apreceu de cabelo curto e assustou a tod@s com a mudança. No vídeo Crazy, ela aparece com um cabelo que foi criticado por muit@s fãs. Eu gostei, principalmente do visual curtinho.

  -Shirley Manson

Quando falamos da Shirley Manson, sempre lembramos de seus cabelos vermelhos, até porque ela estava de cabelo vermelho quando estrelou o vídeo The World Is Not Enough, trilha do filme do 007 com o mesmo nome. seu cabelo sempre ficou entre o castanho mais puxado pro ruivo e o vermelhão, apesar das mudanças, sempre foi nessas tonalidades. Minha queda por ruivas branquinhas vem da Shirley Manson, acho lindo mulheres de cabelo vermelho, pele branca e batom vermelho. Mas, eu gosto muito de seu cabelo loiro e curto do vídeo Cherry Lips, é corajoso e de muita atitude.

Sobre Sara Joker

Artista visual, quadrinista e atriz. Formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, pós graduada em Psicanálise. Nerd de humanas, adora RPG, quadrinhos, filmes cabeça, rock e livros. Se interessa por questões relacionadas as lutas pelos direitos das mulheres, negros e LGBTTTs.
Esse post foi publicado em desejos de biscate, memória biscate, uma biscate quer e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Cabelo de Biscate

  1. Eli Macuxi disse:

    Cabelo é mesmo a alma saindo da cabeça… assumi-lo é ser livre para permitir que a alma apareça! Adorei, Sara!

  2. Verônica disse:

    Justamente o que eu estava precisando ler no momento! huahuahu Estou em processo de mudança de cabelo e tenho recebido incentivo zero de entes queridos, obrigada pelo post Sara, biscates se entendem o/\o

    A lista poderia falar também de algumas biscates do cinema que fizeram mudanças radicais, há exemplos mil! Mas adorei os exemplos usados, a época em que Alanis (minha diva máxima) fez essa mudança radical, eu achei o máximo, adorei! Atitude de biscate! E Shirley Manson também é um ótimo exemplo, amo o estilo vermelhão dela (confesso que não lembrava dela usando esse estilo curtinho, mas adorei vendo a foto agora) 🙂

    • Sara Joker disse:

      Então, eu sempre fui muito de incentivar amig@s a fazer mudanças que desejam e que são radicais. Enquanto os demais falam que é loucura eu dou força!
      Que bom que o meu post te deu coragem! Sim, pensei em colocar divas do cinema por aqui, mas iria passar umas 2000 linhas idolatrando os dreads da Angelina Jolie no 60 segundos. E mais 5000 linhas falando da Woopi Goldberg e seus cabelos mutantes que eu tanto adoro… rsrsrs

  3. Charô disse:

    Cabelos, amo. Também estou em fase de transição, dreda, não dreda. Sempre é bom falar sobre o assunto! Ainda mais por quem é exemplo de atitude. Parabéns e benvinda!

    • Sara Joker disse:

      Vai mudando aos poucos, começa com dreads de linha, como eu comecei (não fiz os reais por motivos profissionais, atriz tem que ter cabelo da forma e da cor que @ personagem pede) e vai aos poucos se acostumando com o cabelo até chegar nos dreads reais. Ou então vai trançando e, a cada vez que for refazer as tranças, engrossa mais, até que fique da grossura de um dread, aí é só dredar de vez….
      Oh eu dando pitaco no cabelo alheio, pra variar… rsrsrs

  4. Você disse tudo, assumir o cabelo que tem, seja ela crespo, liso, alisado, ou com permanente. O importante é assumir. Quer ver coisa que me deixa irada é depois da escova progressiva nenhuma mulher mais assumir que tinha cabelo crespo. O cabelo realmente liso tem um caimento que é própria que só a natureza dá. Só de olhar um cabelo eu sei se ele é liso natural ou alisado. Então isso é algo que me irrita. E por falar nisso, meu cabelo é alisado… rsrs.

    Beijocas

  5. Lis Comunello disse:

    Sara, lindo post!
    Só que o cabelo da Madonna nesse clip não é natural, é peruca. =( Ela tem esta peruca há muitos anos, veja o clip de Open Your Heart, logo no começo aparece ela tirando a peruca: http://www.youtube.com/watch?v=3HP2w7jMPdw
    Não que isso diminua a Madonna, é claro, ela é super master hiper diva. Mas me dá orgulhinho de biscate, porque ela precisa de peruca pra ter este cabelo, enquanto o meu é natural. hahahaha…
    Beijos

Deixe um comentário

